Translate/ Tradutor

A.4 - ARATICUM do CERRADO

ARATICUM do CERRADO 
( Annona crassiflora)
  • Araticum é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por marolo ou bruto. Araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.


Fruto do Araticum
  • O Araticum é uma árvore de 6 a 8 metros de altura, com diâmetro da copa chegando de 2 a 4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontinuada, no cerrado brasileiro. A planta tem preferencia por regiões  de cerrado com menor deficit de umidade (seco).


Árvore adulta
  • Possui sistema radicular do tipo axial que atinge grandes profundidades no solo, para absorver água e nutrientes. O seu tronco é reto com galhos tortuosos, a casca é corticosa, fendida e grossa.
Raízes Profundas
  • Possui folhas ovadas, coriáceas, flores verde-amarelas que ocorrem entre novembro e janeiro, com polinização entomófila, mais especificamente pelo besouro ciclocéfalo (Cyclocephala atricapilla). Os frutos são infrutescências bacáceas múltiplas, grandes (até 4,5 kg), comestíveis, de casca verde-amarronzada, quando maduros, com sementes também tidas como antidiarreicas.
Folhas Arredondadas
  • Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5 cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural.A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.

Sementes Grandes

DESTRUIÇÃO DO CERRADO
  • O crescente desmatamento do cerrado e a germinação demorada das sementes, que pode atingir até trezentos dias, têm contribuído muito para a diminuição radical dos Araticuns em Minas Gerais. É notável o trabalho de pesquisa científica e cultivo desenvolvido pelo Doutor João Afonso de Carvalho, professor da Escola Agrotécnica Federal de Machado, no sul de Minas para preservar os Araticunzeiros daquela região. 

Produzindo Mudas

DORMÊNCIA
  • A dormência das sementes de araticum não está relacionada ao tegumento, mas a problemas endógenos. Sua imersão por quatro dias em ácido giberélico nas concentrações de 250 a 2000 mg/L por quatro dias ou 1000 a 2000 mg/L por dois dias foram igualmente eficazes para quebrar a dormência. A escarificação mecânica do tegumento favorece a absorção do GA34 e, consequentemente a germinação das sementes e emergência das plântulas, mas não quebra a dormência "per se". O choque térmico em água quente e a embebição prévia das sementes em água natural também não promovem a quebra da dormência.
Quebrando a Dormência

CULINÁRIA
  • Na culinária, o araticum-do-cerrado é a espécie mais bem aproveitada da família Annonaceae. Além de seu consumo in natura, também são produzidos, a partir dele, bolachas, geleias, sucos, licores, bolos, sorvetes, doces, entre várias outras receitas.

Receita de doce pastoso de Araticum:
  • Ingredientes: 1 medida de polpa de araticum, 1 medida de açúcar, 1 e meia medida de leite.
  • Modo de Fazer: Passar a poupa por uma peneira e juntar com os outros ingredientes. Levar ao fogo numa panela até ficar pastoso. Retirar do fogo, deixar esfriar e colocar em frascos de boca larga. Fonte: Almeida 1998.
VALORES NUTRICIONAIS

UTILIZAÇÃO MEDICINAL
  • Resultados preliminares de pesquisa conduzida por duas universidades, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Católica de Goiás (UCG), revelam que o araticum e o pequi possuem fatores antioxidantes, sendo fortes aliados da população na prevenção de doenças degenerativas.
  • As folhas do araticunzeiro são utilizadas para  induzir a menstruação, além de serem usadas no tratamento de úlceras, cólicas, câncer de pele e reumatismo.
"CONSULTE UM MEDICO"



Um comentário:

Deixe seu Comentário: